domingo, 24 de abril de 2011

Ao desejar Feliz Páscoa


Ao desejar Feliz Páscoa temos que ver, realmente, o que essa mensagem significa. No instante que nos lembramos da data vem em nossa mente: “Oba, feriado!Quatro dias sem trabalhar!!!”- nem todos, hoje , curtem essa data, já que o consumismo vem crescendo de forma desenfreada e as lojas abrem, se possível, até no dia que o homem diz comemorar a sexta santa. Depois, começam as compras dos ovos de chocolate, induzidas sempre com a imagem do coelho.E de onde vieram os mesmos. Numa pesquisa achei o seguinte:
A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa. Outras fontes porém, o relacionam ao culto da fertilidade celebrado pelos babilônicos e depois transportado para o Egito. A partir do século VIII, foi introduzido nas festividades da páscoa um deus teuto-saxão, isto é, originário dos germanos e ingleses. Era um deus para representar a fertilidade e a luz. À figura do coelho juntou-se o ovo que é símbolo da própria vida. Embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente; e este é o sentido para a Páscoa, após a morte, vem a ressurreição e a vida. A Igreja no século XVIII, adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. Assim foi santificado um uso originalmente pagão, e pilhas de ovos coloridos começaram a ser benzidos antes de sua distribuição aos fiéis.
Em 1215 na Alsácia, França, surgiu a lenda de que um dos coelhinhos da floresta foi o animal escolhido para levar um ninho cheio de ovos ao principezinho que esta doente. E ainda hoje se tem o hábito de presentear os amigos com ovos, na Páscoa. Não mais ovos de galinha, mas de chocolate. A idéia principal ressurreição, renovação da vida foi perdida de vista, mas os chocolates não, ele continuam sendo supostamente trazidos por um coelhinho...(
http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/pascoa_significado.html)
Hoje, se não tiver chocolate, para muitos, não tem sentido. As promoções chegam ao extremo de parcelar os chocolates até 10x, tal qual uma geladeira ou qualquer objeto que se faz necessário e que por motivos diversos, sempre relacionados ao pouco dinheiro que se ganha, chega a adquiri-lo desta forma, ficando amarrado a divida por um bom tempo. E Jesus onde se encontra neste disparate todo?
Sabe onde? Nas igrejas, onde os fiéis, fazem sua reflexão, nos filmes da sexta-feira, ou na Paixão de Cristo que acontece em Pernambuco e que agora está sendo televisionada .E em nossos corações, que deveriam se voltar para o que realmente o Filho de Deus passou e por que Ele passou e por quem? São tantas as perguntas a serem respondidas.
As atitudes impostas pela igreja e que ouço muito falar, como o jejum, o flagelo,  entre outras , até de não tomar  banho(uau), eu não concordo, pois muitos o faziam, mas o coração continuava o mesmo durante todos os demais 360 dias do ano. Hoje, debandou, avacalhou tudo que se relacionava a esta passagem de renascimento, de renovação.
Mas, ainda há tempo. Renove sua forma de ver o mundo e os irmãos que temos nele.Saiba que,podemos fazer a diferença, tomando certas atitudes que mudem a vida de alguém por alguns segundos ou pelo resto de sua vida.
Renove-se no AMOR, na PAZ, na ESPERANÇA, no CARINHO,seja você em várias ações, mas não esqueça de SER O OUTRO EM CRISTO JESUS.
Pense bem, sei que temos muitos que não acreditam em sua existência, como está registrado na antiga escritura, em forma de homem, Jesus veio ao mundo para mostrar quão grande era o amor de Deus por todos os seus filhos. Este homem viveu no anonimato por um determinado tempo, e na fase adulta começou a mostrar todo Seu poder, em busca de salvar as almas para seu (nosso)PAI.Assim o fez, mas a maioria não acreditou, como fazemos hoje.Só que sua penitência, foi maior do que podemos imaginar.Só em ser relatada em um filme, os corações ficaram aflitos, por ver tanta provação com uma dor inimaginável e muito  sangue.Eu penso nisso e me pergunto : será que merecemos? Fazemos por onde ter tanto amor ? A resposta está em nossa caminhada, tão curta que pode sim, fazer adiferença.
Esses dias, me deparei com uma cena de novela onde o personagem tomava uma atitude para com o próximo e foi chamado de santo.O mesmo disse que atualmente o homem anda tão ruim e egoísta que qualquer atitude generosa tomada é tida como santa. A que ponto chegamos.
Entretanto, ainda acredito que podemos fazer a diferença, mesmo que num gesto pequenino.Que a renovação, independente da Páscoa, seja revista no coração de cada um de nós. Tenho certeza que podemos sim, fazer alguém feliz e com isso praticamos o que nos foi ensinado há 1978( de acordo com o calendário cristão) anos atrás : O AMOR INCONDICIONAL DE DEUS.